Os projetos do Google Summer of Code desse ano que envolvem o Blender
estão indo muito bem, com alguns deles em estágio bastante avançado,
como é o caso do projeto que adiciona recursos para Tracking de câmera
no Blender. Um desses projetos promete ajudar a realizar uma das tarefas
mais tediosas na parte de configuração de texturas para objetos 3d.
Quem já precisou aplicar uma textura usando mapas UV sabe do que estou
falando, e o recurso conhecido como AutoSeam do Blender promete
automatizar o processo de mapeamento.
Mas, o que é esse Seam?
Para explicar o que é um Seam, precisamos entender antes o
funcionamento do chamado UV Unwrap. Esse processo consiste na
planificação de um modelo 3d, para que possamos exportar um mapa das
suas faces, e depois pintar uma textura sobre os planos. A parte chata
desse processo é que precisamos escolher as arestas que devem ser
separadas na planificação.
O novo recurso do Blender chamado de Autoseam promete facilitar esse
processo, escolhendo as arestas que apresentarem o melhor resultado para
a planificação. Como ele funciona? Para mostrar o seu funcionamento,
montei um pequeno tutorial em vídeo que demonstra o seu resultado no
modelo de uma parede:
O vídeo é curto, e pelo resultado final você vai perceber que ainda é
preciso um pouco de trabalho por parte do desenvolvedor para refinar o
AutoSeam. A organização dos Seams ainda não ficou muito boa, mesmo
fazendo alterações nos parâmetros do recurso. Lembre que o recurso ainda
está em fase experimental, e se realmente funcionar com modelos 3d de
complexidade mediana, será uma grande ajuda no processo de texturização
em 3d.
Para testar esse mesmo projeto, recomento visitar o graphicall.org e fazer o download dos builds do Blender identificados como Avocado.
todo conteudo é proveniente do site: www.allanbrito.com
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