Algumas ferramentas 3D até possuem opções para gerar formas 3D básicas, como o Corel Draw e o Adobe Illustrator. Mas mesmo assim, ainda são limitadas. Mas e o Inkscape? Bem, ele ainda não apresenta nenhuma opção sofisticada de criação, mas não é impossível criar primitivas 3D com ele, assim como nas outras ferramentas de ilustração. Com as técnicas corretas, podemos fazer ótimos objetos 3D complexos, simulando até luz e sombra.
A técnica é relativamente simples, o truque consiste no uso correto das formas necessárias para se construir o objeto. Por exemplo, para fazer o cilindro o artista usou três objetos, que foram moldados com a ferramenta Difference do Inkscape, que na interface em português está localizada no menu caminho, sob o nome de Diferença.
Depois o segredo está no uso das cores em gradiente, para passar o efeito de um objeto em 3D. Para os outros objetos o processo é idêntico, o que se altera é o formato das curvas, usadas para construir os objetos.
Ficou interessado? Lembre que o Inkscape é software livre e pode ser usado sem restrições, da mesma maneira que o Blender. Para os artistas mais espartanos, que gostam de ilustrar tudo, esse tutorial dá ótimas dicas na elaboração de formas geométricas em 3D.
Se você quiser saber como fazer gradientes com o Inkscape, pode conferir o tutorial que publiquei aqui já faz certo tempo.
0 comentários:
Postar um comentário