Acho que poucos conhecem esta parte do Blender ou sabem muito pouco:
o Nodes Editor. Ele serve como uma pós-produção em sua imagem
renderizada dentro do Blender, como um Photoshop.
Na verdade apenas o resultado dele fica como um pós em outro programa separado, porque a forma é se trabalhar é bem estranha, você vai ligando cada efeito com efeito, cada camada com camada…
O menu do Nodes Editor fica no lugar de telas, como o UV/Images Editor como mostra a imagem!
Na verdade apenas o resultado dele fica como um pós em outro programa separado, porque a forma é se trabalhar é bem estranha, você vai ligando cada efeito com efeito, cada camada com camada…
O menu do Nodes Editor fica no lugar de telas, como o UV/Images Editor como mostra a imagem!
Em resultado bem interessante que se pode conseguir com o Nodes Editor é o efeito de glow, usados nas cenas mais fantasticas e em algumas que se quer obter realismo. Este esfeito consiste em uma espécie de brilho quando a luz bate com muita força no objeto.
Para entender mais o efeito de glow e o Nodes Editor siga o tutorial abaixo e veja se consegue encontrar o resultado desejado:

As imagens estão pequenas para não carregar o site, clique nelas para ampliar!
A cena uilizada pra dar esse exemplo é bem simples.. uma esfera com alguns vertices puxados e 4 lampadas espalhadas pela cena, material azul simples.
Feito isso nós abrimos o Nodes:

O Backdrop serve pra que nós possamos ver o resultado dentro da propria tela do nodes atravez dos “Viwer”.
Feito isso adicione um Viewr ( ADD > Output > Viwer );
Agora ligue a saida ‘image’ do RenderLayer na entrada ‘image’ do viwer, a imagem do render deve aparecer na tela. (se não aparecer renderize a cena novamente)
Você pode mover os Nodes com o botão do meio do mouse e a imagem do render com Shift+botao do meio do mouse.
Ok, feito isso vamos duplicar o render layer pra podermos gerar o glow, para isso selecione o RenderLayer a duplique com Shift+D, crie outro viwer tambem.

Ligue a saida ‘image’ do RenderLayer na entrada ‘Fac’ do ColorRamp, depois a saida ‘image’ do colorRamp na entrada ‘image’ do viwer para acompanhar com está ficando. O proximo passo e deixar a cor preta do colorRamp transparente dando valor zero no alpha pra ela:






Este tutorial foi retirado do blog Drak’s World. Para baixar o arquivo de exemplo clique AQUI e para lêr o tutorial original clique aqui.
0 comentários:
Postar um comentário