A quantidade de opções em termos de renderizadores no mercado hoje em
dia é bem razoável, e um artista 3d que comece a montar o seu
ecossistema de produção 3d ficará com muitas dúvidas sobre qual software
escolher para gerar imagens. O pessoal do Evermotion não quer ajudar
muito a resolver esse problema e está anunciando um novo renderizador do
tipo Unbiased! Essa é uma das poucas vezes que vejo um portal de
notícias organizar e lançar um renderizador. O render chamado
NOX é baseado em algoritmos do tipo unbiased,
para ser mais exato no metropolis light transport, o que faz do NOX Um
render muito semelhante ao LuxRender, Maxwell Render, Indigo e Octane em
termos de qualidade.
Como esse tipo de renderizador é baseado em física real, a qualidade e
realismo das imagens costuma ser excelente. O seu método de render é o
do refinamento progressivo, em que as imagens são geradas inicialmente
com grande quantidade de granulação, e aos poucos o software limpa o
render deixando cada vez mais limpa a imagem.
O NOX está na fase de beta gratuito, e portanto qualquer pessoa pode
fazer o download do software e começar a usar o renderizador. Na
verdade, apenas os usuários do 3ds Max e do Blender devem ter facilidade
de usar o NOX, pois apenas scripts para exportar cenas para esses dois
softwares estão sendo distribuídos no pacote de instalação. Sim, junto
com o 3ds Max que é inclusive um dos pontos fortes dos tutoriais e guias
do evermotion, o Blender foi o outro software 3d escolhido para receber
um script.
Por enquanto, a quantidade de informações sobre o NOX ainda é bem
pequena, pois o software foi anunciado faz pouco tempo. A melhor fonte
de informações são os guias em PDF que a própria Evermotion
disponibiliza no web site oficial do renderizador. Para ter acesso ao
material, você precisa se registrar no portal, caso contrário nenhum dos
botões de download funciona.
Os scripts para o Blender e 3ds Max podem ser encontrados dentro do
arquivo ZIP que contém o NOX. Ainda é incerto se o renderizador
permanecerá gratuito depois que sair da fase beta, mas é legal ver
empresas apostando no Blender como opção para produzir imagens 3d junto
com o 3ds Max.
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