Mas, e quando o caminho é reverso? Qualquer pessoa que tenha acesso a softwares como o Blender e o próprio SketchUp, acabam começando a pensar em projetos de edificações usando a volumetria de elementos 3d. Nesse caso, é preciso exportar o modelo 3d como uma série de linhas 2d para acelerar também a criação dos desenhos técnicos. No Blender 2.4 existiam alguns scripts muito úteis para exportar cenas em DXF com base nessas linhas 2d, facilitando muito o desenvolvimento de desenhos técnicos como projeções e vistas em softwares como AutoCAD, FreeCAD ou outros.
Mas, nem tudo está perdido, pois um arquiteto chamado Yorik, publicou no seu blog uma técnica que podemos usar no Blender em conjunto com o FreeCAD para conseguir exportar arquivos do Blender, e depois abrir o material em softwares de CAD no formato DXF. Aqui você encontra o artigo com uma tradução automática.
O processo é bem simples e não requer muitos conhecimentos técnicos, e para facilitar ainda mais a vida de quem precisa recorer a esse tipo de “truque” o Yorik já publicou no artigo os links para os scripts que são necessários tanto no caso do Blender e do FreeCAD.
Com as linhas exportadas dos modelos 3d, podemos fazer exatamente o caminho oposto de quem modelava, e já aproveitar as projeções e proporções dos modelos 3d para criar e organizar as pranchas técnicas.
Já mencionei que tanto o Blender como o FreeCAD são gratuitos? Você pode experimentar trabalhar com desenvolvimento de projetos com eles sem custos.
0 comentários:
Postar um comentário