Play Gráficos

Tornando acessível a arte gráfica digital

Post Recentes

Vetorizando um Rosto

Introdução

Como todos os meus leitores leais já sabem, eu escrevo tutoriais especialmente para novatos. Nesse tutorial, eu mostrarei como vetorizar o rosto de uma pessoa para usar como avatar (ou hackergotchi) a partir de um retrato com o Inkscape, mesmo que você nunca tenha vetorizado nada antes, vai conseguir, no final do tutorial, algo parecido com isso:

dface_done.png
Fundamentalmente o tutorial compreende em: importar um retrato no Inkscape, utilizar a ferramenta Caneta Caligráfica (Ctrl+F6) para desenhar por cima do retrato e então colocar as cores e algumas sombras para destacar melhor a imagem. Soou interessante? Continue Lendo.
Em certo momento eu tive a idéia de fazer esse tutorial em forma de vídeo, mas o vídeo seria longo e teria a necessidade de algum tipo de edição. PiTiVi? é difícil de usar e o Avidemux2 não pode trabalhar com Ogg, assim eu estou de volta ao HTML, e o bom é que uma página em HTML é melhor indexada em mecanismos de busca comparada com um vídeo. stick out tongue
ro.png Este tutorial também tem uma tradução romena.
Primeiro deixa eu dizer, caso alguém não saiba, que um hackergotchi é uma imagem que os escritores utilizam como avatar para se identificar em um agregador de blogs. Tradicionalmente eles são feitos no GIMP (veja meu tutorial sobre como desenha-los com GIMP), mas hoje, nós tentaremos algo incomum, vamos desenhá-los utilizando o Inkscape.
Como bônus, nós aprenderemos a desenhar esses rostos até mesmo sem saber desenhar, utilizando um retrato como referência qualquer um pode fazer isso, e você não precisa ser um "Mágico" no Inkscape para tanto.
Você pode querer usar um tablet, mas o mouse é o bastante - as imagens neste tutorial são feitas exclusivamente com o mouse, eu escolhi ignorar meu tablet hoje pois eu quero mostrar o que é possível se fazer utilizando usando as ferramentas mais simples.

Prepare sua área de trabalho

Configure o tamanho da imagem como quiser, aqui eu vou utilizar o tamanho 128x128, pois esse é o tamanho usual em thumbnails. Importe sua foto para dentro do documento e redimensione ela de acordo com o tamanho desejado (pressionando a tecla Ctrl para manter a proporção). Ao redimensionar, iremos perder alguns detalhes da imagem, basta dar um Zoom In. (Você pode trabalhar em cima do tamanho original da fotografia e depois redimensionar o vetor, eu prefiro trabalhar em cima do tamanho final da imagem pois fica mais rápido de ter-se um preview final rapidamente).


                       

Desenhando o contorno do rosto

Use a ferramenta Caneta Caligráfica (Ctrl+F6). Configure a largura e a cor como você preferir. Eu estou usando vermelho aqui porque fica mais claro a visualização no tutorial, mas você pode usar a cor que preferir.
Comece desenhando livremente ao redor da fotografia, não se preocupe com os detalhes, cuidaremos deles posteriormente.

           
Quando nós quisermos contornar os detalhes da imagem, vamos precisar dar um zoom in para termos mais precisão:

Um desenho não é uma imagem realística, sendo assim, aumente algumas coisas, como os olhos neste caso (olhos maiores fazem a imagem parecer mais atraente e mais amável).

Não queremos desenhar o pescoço, mas fazer com que ele pareça estar parcialmente coberto pelos cabelos, então teremos que improvisar. Continue até que toda a face esteja contornada.


Simplificando as formas

Agora vem o mais repetitivo, trabalhoso e provavelmente o passo mais chato: a ferramenta Caneta Caligráfica gera toneladas de nós, sendo assim, nós apagaremos muitos deles para tornar as formas mais simples e então ajusta-las. Você pode simplificar automaticamente (Ctrl+L) mas eu não gosto do resultado neste caso (eu achei isto útil em outras ocasiões).
Então selecione os nós, os apague e depois disso ajuste a forma, de acordo com o que você quer alcançar, deixando-a mais lisa ou mais irregular. Quando uma forma estiver ajustada, faça o mesmo com a próxima.


                       
Nessa parte sim devemos tomar cuidado com os detalhes, não deixe extremidades paralelas: rugas devem ser finas nas extremidades e grossas no meio, o mesmo vale para o cabelo.


           
Continue até que você tenha simplificado todas as formas. Pode ser muito trabalhoso, mas não requer muita experiência.


Finalizando o contorno

Como nós estamos quase prontos com a parte do desenho, mova a fotografia ou simplesmente apague-a (nós poderíamos usá-la no processo de colorização, mas isso é opcional).
Selecione todas suas formas e faça uma União (Ctrl++). Você pode dar um zoom e simplificar mais alguns nós que estejam causando imperfeição após a união, mas não é necessário.
Agora você pode selecionar todo o contorno e deixá-lo preto, como deveria ser.

                       

Colorização

Use a ferramenta Bezier (Shift+F6) e desenhe por cima das formas. Eu comecei com uma sombrancelha. Remova o contorno e use a cor de preenchimento que você preferir. Mova esta forma colorida para baixo do contorno (Page Down) e ajuste os nós se for necessário.
Se você sentir a necessidade, use uma cor de preenchimento com muito contrastante para ver claramente os nós que precisam ser editados.
Quando uma forma estiver pronta, repita o processo com o resto.


                       
Continue até que todo o desenho tenha sido colorido.
Se você gostou do resultado, você pode considerar o trabalho terminado e pode parar por aqui, ou pode continuar polindo um pouco mais (o desenho ainda está muito plano, mas para o pequeno tamanho, isto já pode ser bom).



Polindo a imagem

Nós adicionaremos mais detalhes agora: brilhos, sombras e gradientes.
Se você quiser, e ainda tiver a mão, recoloque a fotografia sobre o seu desenho e usando a ferramenta Mão Livre (F6) - ou a Ferramenta Bezier - marque as áreas a serem realçadas e sombreadas, e preenchas com as cores branco e preto, respectivamente. Ou senão não utilize a fotografia, somente sua imaginação ou senso estético.
Remova a fotografia e ajuste a transparência e o blur para essas áreas, nós não precisamos de branco ou preto forte.


           
Tenha um maior cuidado com os olhos, eles tem de ter uma área mais vibrante, caso contrário o desenho não parecerá vivo


Adicione mais alguns brilhos e sombras, e se preferir adicione alguns gradientes às cores sólidas do desenho
Como o meu desenho é um hackergotchi, eu adicionei uma sombra ao redor da imagem.



Feito!

Salve o SVG, exporte como PNG e divirta-se com seu trabalho, vanglorie-se a seus amigos sobre suas habilidades furiosas com o Inkscape e não lhes fale que você usou uma fotografia como material de referência. Faça-os curvar-se diante de você.


Utilizando essa mesma técnica, você pode fazer um desenho manual de qualquer fotografia, não só de retratos.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
.

Nº Visitas

Contato

Para contratar e obter detalhes sobre meus serviços mande um e-mail para j.alexjunio@gmail.com

Canal

Watch live streaming video from playgraficos at livestream.com

Traduza para seu idioma

Seguidores

Baixe o Ubuntu

Teste sua Internet

Velocimetro RJNET