Para os usuários desse motor de renderização vai a boa notícia, o yafaray que esta passando por umas mudanças para se adaptar ao Blender 2.6x agora pode ser baixado no site da Graphiall e instala-lo facilmente no Blender como se fosse um addon.
O melhor são as melhoria nos materiais principalment
Chroma key é uma técnica de efeito visual que consiste em colocar uma imagem sobre uma outra através do anulamento de uma cor padrão, como por exemplo o verde ou o azul.
É uma técnica de processamento de imagens cujo objetivo é eliminar o
fundo de uma imagem para isolar os personagens ou objetos d
A arte Grunge é muito comum de se ver hoje em dia pela internet, seja em banners, assinaturas de fóruns ou até mesmo papéis de parede da área de trabalho.
Não é algo difícil de se fazer, mas depende muito da criatividade do seu criador. Basicamente consiste no uso de brushes, silhuetas e efeitos de
Veja nesse tutorial de Paulo da comunidade do orkut Gimp Brasil, como criar um pincel de qualquer imagem.
São três métodos de criação, sendo um deles para pincel animado.
Maneira 1:
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Uma das coisas que mais dificulta a vida do artista são as simulações físicas, pricipalmente quando se trata de simulação de fluidos. Pensando nisso to deixando esse vídeo que mostra como fazer uma simulação de fluidos realista utilizando o cycles como rederizador.
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O Blender 2.61 apresentou diversas novidades em termos de recursos
para os artistas que usam a ferramenta para produzir animações, mas
claro que o maior destaque foi o Cycles. O novo renderizador do Blender é
uma das maiores evoluções na área de render do Blender desde que ele
foi criado. Mas
Antes de qualquer coisa eu gostaria de me apresentar e expressar que
fiquei muito feliz com a oportunidade de compartilhar conhecimento e
contribuir com este espaço =].
Meu nome é Guilherme Razgriz e basicamente trabalho com ferramentas
de criação de código aberto desde 2005 sendo o Gimp o progr
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
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Blender
Esta artigo inaugura a série de tutoriais do ano 2012, onde serão
abordados recursos mais avançados do programa, sem deixar de lado os
iniciantes no mundo Blender, é claro.
Neste tutorial, você acompanhá em 3 partes tudo o que precisa saber sobre o sistema de física de pano.
Você Aprenderá a:
Criar física de pano e colisão;
Criar grupos de vértices e fixar o pano no ar;
Adicionar Hooks para manipular vértices no Object Mode;
Balançar o pano de forma interativa;
Criar animações na Timeline através de Hooks;
Utilizar o DopeSheet, a janela de gerenciamento de quadros chave do Blender
Em síntese:
Entre as tarefas mais complexas da Computação Gráfica sem dúvida, a
simulação de pano e a simulação de flúidos estão entre as mais difíceis
de se calcular.
O Blender 3D possui nativamente esta tecnologia e consegue alcançar resultados surpreendentes.
As simulações físicas são calculadas como animações na Timeline do
Blender. A cada quadro de animação, o novo quadro é calculado em relação
ao anterior.
Para entender todo esse processo, criamos dois objetos do tipo “Plane”. Um para o Pano:
E outro para o chão:
No objeto Chão aplicaremos a simulação física Collision.
E no objeto Pano, aplicaremos a simulação física Cloth.
Pressionando Alt + A veremos a animação básica do Pano colidindo com o Chão
Para que o pano fique grudado, causando um efeito de roupa no varal, entramos no EditMode, e criamos um grupo de vértices, chamando-os de “Prendedores”.
Nas configurações da física do pano, ativamos a opção Pinning e selecionamos o grupo de vértices Prendedores.
Pressionando Alt + A, a animação acontece e o Pano não cai mais ficando preso nos Prendedores.
Para balançar o pano manualmente, precisamos criar um Hook para manipulá-lo.
Para isso entramos novamente no Edit Mode e selecionamos o grupo de vértices Prendedores. Com os vértices selecionados, pressionamos Ctrl + H para abrir o menu de Hooks.
Selecionando Hook to New Object, um novo objeto do tipo Empty
será criado e atrelado a estes vértices. Os Hooks são modificadores que
controlam a posição dos vértices de um determinado objeto fora do
EditMode. É muito útil para deformar a malha de objetos sem a
necessidade de configurações manuais nos vértices
Voltando para o ObjectMode, clicamos no Hook gerado pela operação anterior e na aba Object data, podemos selecionar o formato do objeto Empty, podendo mudá-lo para uma esfera.
Trata-se apenas de uma ajuda para melhor visualização.
Ao pressionar Alt + A e mover o Hook enquanto a animação acontece, o pano é arrastado junto, criando o efeito de balanço.
Para criar uma animação, fica mais fácil com o hook configurado.
Criamos quadros chave na timeline do Blender para criar uma animação
para a física do pano.
Usando o DopeSheet, podemos ter controle sobre estes quadros e gerenciá-los mais facilmente.
Esta é a primeira parte. Na segunda parte vamos aprender a configurar as propriedades do Pano
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