Play Gráficos

Tornando acessível a arte gráfica digital

Post Recentes

Desenhando um avatar do Tux no InkScape

Introdução

Essa dica decidi fazer me baseando nesse post aqui. O desenho ficou legal, mas no post não expliquei o passo a passo de como foi feito. Pois bem, agora aqui está ele!

O objetivo é criar a seguinte imagem no InkScape:
Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape.
Nessa dica vou usar cores diferentes do Tux para a visualização ficar melhor. Ok, estou assumindo de que você tem o InkScape instalado no seu sistema, caso contrário faça o download aqui:



A versão que estou utilizando é a 0.44.1, é velha porém me satisfaz. :-)

Tudo pronto, mão no mouse!

Abra o InkScape, aperte F5 para escolher a ferramenta de criar círculos, elipses e arcos e escolha uma cor na parte inferior do programa, vamos criar a imagem que será o corpo do Tux. Clique com o botão esquerdo do mouse, mova o cursor diagonalmente e para baixo até que você obtenha uma elipse com um tamanho de mais ou menos 169x190 pixels (LarguraxAltura), mas você pode fazer com qualquer outro tamanho, e escolha uma cor na parte inferior do programa, isso servirá para diferenciar as partes do desenho.
Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape.
Agora para criar as patas, ou se preferir "os pés", com a mesma ferramenta de círculos crie uma outra elipse com mais ou menos 79x34 pixels, também pode ser outro valor qualquer desde que fique com um formato parecido de uma pata (ou será pé?). Escolha uma cor diferente na parte inferior do programa.
Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape.
Como temos somente uma pata-pé (pra acabar a dúvida :-)), vamos criar uma outra a partir da já existente. Aperte F1 para escolher a ferramenta de selecionar e transformar objetos, clique sobre a pata-pé, somente se não estiver selecionada, e aperte Control+D para duplicar a imagem, agora temos duas imagens uma sobre a outra, então mova uma delas com a ferramenta de selecionar e transformar objetos (F1).
Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape.
Com a mesma ferramenta de seleção, mova as patas-pés para perto do círculo maior (o corpo), de forma que fiquem posicionadas como na imagem abaixo:
Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape.
Novamente aperte F5 para escolher a ferramenta de criar círculos/elipses, crie uma elipse de 142x55 pixels, essa vai ser a imagem do bucho do pinguim :-), aperte F1 para a ferramenta de seleção, então posicione a imagem como na figura abaixo deixando uma leve diferença entre a elipse do corpo e a elipse da barriga. Escolha uma para a elipse.
Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape
E ainda com a elipse da barriga selecionada aperte Shift+Control+C, ou opção "Caminho >> Objeto para caminho". Aperte F2 para escolher a ferramenta de alterar nó ou alças de controle. Veja que apareceram 4 nós:
Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape

A parte difícil

Agora vem a parte difícil, ainda com a ferramenta de alterar nó/alças, aperte Control+A para selecionar todos os nós, segure Shift e clique sobre o nó inferior para excluí-lo da seleção:
Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape
Com os três nó selecionados, segure Control, clique com o botão esquerdo do mouse sobre o nó superior mantenha pressionado o botão do mouse e mova o cursor para cima até que a imagem fique como essa:
Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape
Ainda no nó superior, clique sobre ele para selecioná-lo, novamente segure Control, clique com o botão esquerdo do mouse sobre o nó superior mantenha pressionado o botão do mouse e mova o cursor para cima, outra vez, deixe como a imagem abaixo:
Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape
Usando a ferramenta de alterar nó/alças(F2), mova a alça esquerda do nó superior da elipse da barriga, o nó deve estar selecionado, então segure Control e arraste a alça para esquerda, em seguida faça o mesmo na alça direita:
Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape
Ok vamos para os olhos, aperte F5 (ferramenta de criar círculos/elipses).

Faça uma elipse de mais ou menos 53x58 pixels, escolha uma cor diferente para a elipse, mova-a para dentro do círculo do corpo e posicione ela de forma semelhante abaixo:
Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape
Para o olho esquerdo (em relação ao Tux), crie uma nova elipse de 56x45 pixels, mova-a para dentro do círculo do corpo e posicione ela de forma que toque a outra elipse do olho:
Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape
Agora bem rápido, crie um círculo de 17x17 pixels e uma elipse de 12x11 pixels, posicione o círculo no olho da sua esquerda e a elipse no outro olho, não esqueça de escolher uma outra cor, veja:
Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape
Com a ferramenta criar estrelas e polígonos (*), clique para marcar a opção "Polígono", ajuste o numero de cantos para 3:
Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape
Crie agora um triângulo, segure Control para ajustá-lo como na imagem:
Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape
Use a ferramenta de seleção para posicioná-lo abaixo dos olhos e deixe a aresta horizontal sobre o contorno da elipse da barriga e abaixo dos olhos:

Finalizando a imagem

Aperte Shift+Control+C (Caminho >> Objeto para caminho), use a ferramenta de alterar nó/alça (F2), selecione os dois vértices superiores, crie um novo nó entre eles:
Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape
Selecione o nó criado, mova-o um pouco para cima, use Control para ajudar no deslocamento. Sobre esse nó segure Shift e mova o cursor para esquerda, assim você vai retirar a alça esquerdo para fora do nó, faça o mesmo só que para direita e use as alças para arredondar a aresta do triângulo.
Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape
Depois use a ferramenta de selecionar e transformar (F1), estique ou diminua a imagem para deixar mais parecido com um formato de um bico.
Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape
Bem, agora podemos ver que estamos terminando, falta só as asas -- ou será braços? Ah deixa pra lá tanto faz. Prosseguindo, para os braços usaremos outra vez a ferramenta de criar estrelas/polígonos (*). Crie um triângulo inclinado como na figura:
Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape
Com a imagem do triângulo selecionada, aperte Control+D para duplicá-la e H para refletir horizontalmente, com isso temos os dois braços, use a ferramenta de selecionar e transformar (F1) e posicione ambas as imagens no corpo do desenho:
Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape
Agora que o Tux está montado, resta fazer os ajustes. Repare que as imagens dos pés estão sobrepostas por outras, para resolver, com a ferramenta de selecionar/transformar (F1), segure Shift, clique nos dois pés e aperte a tecla Home.

Nos braços, faça o mesmo só que ao invés de apertar Home aperte End, as imagens "vão para trás" de todas as outras.
Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape
Para pintar cada imagem (objeto) do Tux, utilize a ferramenta de selecionar/transformar (F1), selecione uma imagem(objeto) qualquer, aperte Shift+Control+F, vai aparecer uma janela com algumas abas: "Preencher" para pintar uma parte com uma cor que você escolher, "Traço" (contorno) etc. A partir daqui é com você, solte sua criatividade. :-)

Valeu! Linux: Desenhando um avatar do Tux no InkScape 

Todo conteudodeste tutorial foi retirado do site: http://www.vivaolinux.com.br, e foi criado por: Samuel L.

3 comentários:

Dtik disse...

Cadê os créditos de quem fez o tutorial?

Alex disse...

Dtik realmente... Peço desculpas pela minha falha e ja concertei meu erro.

Dtik disse...

No problem man, :)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
.

Nº Visitas

Contato

Para contratar e obter detalhes sobre meus serviços mande um e-mail para j.alexjunio@gmail.com

Canal

Watch live streaming video from playgraficos at livestream.com

Traduza para seu idioma

Seguidores

Baixe o Ubuntu

Teste sua Internet

Velocimetro RJNET